Os lugares mais quentes do inferno são destinados aos que, em tempo de grandes crises, se mantêm neutros. Dante Alighieri
publicado por fb, em 27.01.09 às 18:45link do post | favorito

Não percebo O Bloco de Esquerda. BPN, deixe-se falir. Nacionalização = a dinheiro para os banqueiros. Quimonda, nacionalize-se. O BPN não terá trabalhadores que iriam para o desemprego? E os depósitos dos pequenos aforradores?

 

Talvez seja porque os banqueiros constituem o velho icon do capitalismo: o gordo e anafado banqueiro de charuto e chapéu alto.

 

Os governos de economia de mercado aprenderam alguma coisa com a crise de 1929-33. Quando os bancos faliram em cadeia, o dinheiro desapareceu de circulação e a economia colapsou.

 

Talvez o Bloco não saiba (o que não acredito, Francisco Louçã é um distinto economista) que, enquanto os capitalistas voavam ao encontro do alcatrão das avenidas ( para gozo de comunistas, anarquistas e nillistas), nos casebres da periferia os pobres agonizavam na mais completa das misérias.

 

Não foi um golpe de asa do Sr. Sócrates, foi a resposta, há muito estudada, dada a uma crise brutal do sistema financeiro e económico.

 

Resultará? Na minha modesta opinião, NÃO! Esta crise vai tornar-se mais profunda e duradoura do que a da primeira metade do século XX, que só no final da Segunda Grande Guerra terminou. Aliás isto já não é uma crise. Trata-se de um novo equilibrio ondular de crescimento nulo, desinvestimento, deflação e desemprego. Ainda por cima as novas tecnologias de terceira vaga já atingiram o pico de eficácia. Hoje já constituem uma parte do problema. Só uma nova revolução tecnológica e um novo leitmotiv energético, tipo fusão a frio, nos poderá arrancar deste novos e difíceis tempos. O que aí vem é o isolacionismo, o confronto civilizacional  ( como dizia o outro) e um novo "feudalismo pós-moderno". Um apartheid social. Um Arquipélago de Condomínios Privados".

 

Oxalá me engane profundamente!


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
24

26
28
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds